Formação em Mindfulness & Meditação

Na visão Yogui, Karma significa ação. 

Karma Yoga significa portanto a prática de ações de forma desinteressada. Sem esperar reconhecimento/recompensa ou com expetativa/apegado a um determinado resultado (dessa ação).

É realizar ações benevolentes sempre com uma intenção amorosa pelo simples facto de praticar o bem.

 

Princípios do Karma Yoga:

- Realizar ações sem se importar com os resultados;

- Não pensar que somos os fazedores dessas ações;

- Dedicar todas as ações e trabalho a "Deus"/Fonte criadora/Universo/Vida.

Com a ideia de "fazedor" mesmo que inconscientemente espera-se a dita recompensa e reconhecimento. Lá no fundo está o altruísmo de simplesmente fazer/praticar o Bem entendendo que somos 1, tudo é o mesmo. Não existe o outro, nem alguém a realizar algo para alguém. Para além do véu da ilusão da separação e da dualidade, percecionamos que somos todos/tudo uno. 

 

O Yoga tem por meta destruir o senso de fazedor (o eu pequeno/ego) e sim integrar e entender que somos um instrumento divino agindo no mundo (Deus em ação). OM KARA = "Deus faz" 

A prática de Karma Yoga purifica a mente e prepara-nos para a prática de Atma Vichara (método de autoanálise/autoinquirição que visa levar a pessoa ao conhecimento de si própria, e daí ao Ser Puro, à sua Consciência Cósmica) ou para as realizações mais profundas de Jnana Yoga (caminho da sabedoria - é a disciplina espiritual do conhecimento transcendental).

- Procurar retificar a vida, realizando ações dharmicas (é sua integridade na ação e a verdadeira expressão do seu ser para um bem maior) e evitando realizar ações adharmicas, que produzem dano a si e aos demais, que são egoístas.

- Maximizar as ações altruístas e benévolas, oferecendo ajuda/auxílio e colocando amor no que se faz.

- Dedicar todas as ações ao "Absoluto", o que significa que nós nos vamos reconhecer como instrumentos do Divino.

Tudo o que nos sucede, mesmo o que nos pareça caótico, doloroso, miséria, sofrimento, é graça divina - tem o seu propósito maior. é um processo de entrega, de rendição e redenção (mesmo que desafiante).

 

 

Todos os meses haverão eventos e/ou apoiaremos/apadrinharemos alguma causa: animal, ambiental, humanitária,...

Caso tenhas alguma sugestão para podermos expandir a nossa ação partilha connosco.

Caso sintas o chamado a realizar por tua conta "karma yoga" ou a juntares-te a nós, sê bem vindo e bem hajas.