YOGA & MEDITAÇÃO

Aulas - Encontros - Workshops - Formações - Retiros

Crianças e Adultos

                         

Caso estejas interessad@ em realizar as aulas de yoga peço que preenchas o questionário disponível no final desta página. Sabendo as vossas preferências de dias e horários farei por ir de encontro à maioria.

Inês Anjos - (Formação respetiva a este setor):

- Professora e Formadora de Yoga e Meditação para crianças, adolescentes e adultos. (Yoga Viv’Alma)

- Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Animadora Infantil.
- Professora de Yoga e Meditação para Crianças - Certificado reconhecido pelo Sistema Nacional de Certificação).
- Instrutora de Yoga certificada pela Associação Europeia de Terapias Orientais.
- Curso de Yoga e Meditação pela Ananda Marga Lisboa.
- Líder de Yoga do Riso – Laughter Yoga International University.

- Formada em Mindfulness.

viv'alma foto.png

O Yoga, como atividade, combina a concentração e a prática corporal de asanas com as técnicas de respiração, relaxamento/meditação e mantras levando os seus praticantes a alcançarem um estado de consciência superior.

A Meditação tem como objetivo a estabilidade mental através do “esvaziamento” da mente, e o yoga como filosofia compreende a estabilidade do ser com o todo e consigo mesmo, física e mentalmente. A meditação é um dos “degraus” do yoga, que desliga os sentidos do praticante das distrações externas.

Assim como o yoga, na meditação também precisamos de regularidade, disciplina e constância para alcançar os objetivos plenamente.

Para entender melhor as duas práticas, vamos desmembrar agora os passos do yoga, que são oito:

 

  1. Yamas são como nos devemos relacionar com o mundo. Esse primeiro passo refere-se principalmente ao nosso controle sobre as emoções negativas relacionadas ao outro, como inveja, raiva, ciúme, egoísmo, obsessão etc. Esse primeiro passo é essencial para a ativação da consciência individual e começa a ser dado no nosso nascimento;

  2. Nyamas são como nos devemos comportar em relação a nós mesmos. Esse segundo passo objetiva manter os bons pensamentos e uma regularidade positiva na nossa rotina pessoal;

  3. Asanas são as posturas psicofísicas, pelas quais através do físico alcançamos o nosso psicológico. São exercícios do yoga executados de forma coordenada com a respiração. Os asanas propiciam o ganho de massa magra (músculos) e perda de gorduras. Dessa forma, a prática de asanas facilita o fluxo energético adequado, conectando o corpo com a mente.

  4. Pranayamas são exercícios físicos de expansão da nossa energia vital (prana) através da nossa respiração consciente. Esses exercícios facilitam a inalação total e profunda e exalação completa também;

  5. Pratyahara é a introspeção dos nossos sentidos. É a internalização da nossa consciência e objetiva manter uma contemplação das ações do nosso corpo e dos nossos pensamentos, como se fôssemos expetadores de nós mesmos;

  6. Dharana é a concentração, onde focamos a nossa atenção;

  7. Dhyana é a meditação. Nesse passo, temos como objetivo esvaziar a mente. Cada pensamento que aparecer, devemos afastar. Para meditar podemos usar mantras, que são palavras de poder. O objetivo é manter a mente focada e, gradualmente, aumentar a duração do tempo em que conseguimos manter o foco sem dispersar;

  8. Samadhi é a iluminação, através da qual encontramos a nossa autorrealização - quando se atingem a suspensão e compreensão da existência e a comunhão com o universo.

Aproveita a 1ª aula experimental de oferta para que possas sentir se ressoa contigo 🥰

*Formações/Aulas de Yoga online e presenciais (eventos pontuais) - anunciamos as datas e eventos nas redes sociais e por mensagem privada.

 

Estão previstos encontros em diferentes dias e horas por isso, peço que partilhes comigo as tuas preferências de horário de forma a poder ir de encontro à maioria.

Caso tenhas interesse em experimentar, peço que envies mensagem abaixo, por email vivalmaproject@gmail.com ou para o nº 968638939 (Inês Anjos)

Até já ❤🤗🙏

 

Yoga Viv'Alma (1).png
Questionário Formação/Aulas de Yoga e Meditação
Posso realizar as aulas de Yoga nos seguintes horários:
Tenho preferências pelas seguintes aulas:
Peço que partilhes comigo abaixo nos comentários, qual ou quais as modalidades que gostarias de participar (Formação/Aulas de Yoga e Meditação; Formação/Aulas de Mindfulness & Meditação) e quais os dias e horários que poderias participar.

Obrigado pelo envio!