Karma Yoga - Yoga da Ação
Na visão Yogui, Karma significa ação.
Karma Yoga significa portanto a prática de ações de forma desinteressada, sem esperar reconhecimento/recompensa ou com expetativa/apegado a um determinado resultado.
É realizar ações benevolentes sempre com uma intenção amorosa pelo simples facto de praticar o bem.
O Yoga tem por meta destruir o senso de fazedor (o eu pequeno/ego) e sim integrar e entender que somos um instrumento divino agindo no mundo (O EU maior - Deus em ação). OM KARA = "Deus faz"
Com a ideia de "fazedor" mesmo que inconscientemente espera-se a dita recompensa e reconhecimento. Lá no fundo está o altruísmo de simplesmente fazer/praticar o Bem entendendo que somos 1, tudo é o mesmo. Não existe o outro, nem alguém a realizar algo para alguém. Para além do véu da ilusão da separação e da dualidade, percecionamos que somos todos/tudo um.
A prática de Karma Yoga purifica a mente e prepara-nos para a prática de Atma Vichara (método de autoanálise/autoinquirição que visa levar a pessoa ao conhecimento de si própria, e daí ao Ser Puro, à sua Consciência Cósmica) ou para as realizações mais profundas de Jnana Yoga (caminho da sabedoria - é a disciplina espiritual do conhecimento transcendental).
Princípios do Karma Yoga:
- Realizar ações sem se importar com os resultados;
- Não pensar que somos os fazedores dessas ações;
- Dedicar todas as ações e trabalho ao Absoluto - "Deus"/Fonte criadora/Universo/Vida. O que significa que nós nos vamos reconhecer como instrumentos do Divino.
- Procurar retificar a vida, realizando ações dharmicas (é sua integridade na ação e a verdadeira expressão do seu ser para um bem maior) e evitando realizar ações adharmicas, que produzem dano a si e aos demais, que são egoístas.
- Maximizar as ações altruístas e benévolas, oferecendo ajuda/auxílio e colocando amor no que se faz.
Tudo o que nos sucede, mesmo o que nos pareça caótico, doloroso, miséria, sofrimento, é graça divina - tem o seu propósito maior. É um processo de entrega, de rendição e redenção (mesmo que desafiante).
Todos os meses haverão eventos e/ou apoiaremos/apadrinharemos alguma causa: animal, ambiental, humanitária,...
Caso tenhas alguma sugestão para podermos expandir a nossa ação partilha connosco.
Caso sintas o chamado a realizar por tua conta "karma yoga" ou a juntares-te a nós, sê bem vindo e bem hajas.