YOGA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Formação e Aulas de Yoga e Meditação

(Ásanas, Relaxamento, Meditação, Ética Universal, Jogos, Histórias, Música, Mantras, Mandalas, Afirmações Positivas, Expressões, Natureza e muito mais!)

                         

Caso estejas interessad@ em realizar workshops/aulas de yoga peço que preenchas o questionário disponível no final desta página. Sabendo as vossas preferências de dias e horários farei por ir de encontro à maioria.

História para Instagram a Verde e Castanho de Evento de Ioga com contagem decrescente (4).

Inês Anjos - (Formação respetiva a este setor):

- Professora e Formadora de Yoga e Meditação para crianças, adolescentes e adultos. (Yoga Viv’Alma)

- Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Animadora Infantil.
- Professora de Yoga e Meditação para Crianças - Certificado reconhecido pelo Sistema Nacional de Certificação).
- Instrutora de Yoga certificada pela Associação Europeia de Terapias Orientais.
- Curso de Yoga e Meditação pela Ananda Marga Lisboa.
- Líder de Yoga do Riso – Laughter Yoga International University.

- Formada em Mindfulness.

Aulas de Yoga e Meditação para Crianças e Adolescentes

Uma ferramenta de trabalho pedagógica, prática e inovadora.

Porquê Yoga e Meditação para Crianças e Adolescentes?

 

Porque vivemos num tempo em que se começa a sentir e a entender que as crianças precisam de novas abordagens de educação e formação, surgem novos caminhos, como o yoga e a meditação. O ambiente acolhedor que envolve a prática do yoga encoraja as crianças a relaxarem e a divertirem-se. Contribuindo significativamente no processo de desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças estimulando a sua auto-consciência e auto-confiança através da concentração, respiração e movimento. Acreditamos que as crianças aprendem melhor quando estão a divertir-se.

Nas aulas de yoga para crianças intercalam-se histórias, canções, jogos e posturas, permitindo que aprendam num ambiente multissensorial. O yoga para crianças é na realidade muito cativante e divertido! As aulas de yoga contemplam também meditação. Meditar é estar no presente. Quando se fala em meditação para crianças, na verdade, fala-se de “atenção plena”. Uma atenção que permite que as reações impulsivas se tornem mais conscientes. Ensinar a criança a meditar significa ajudá-la a ligar-se com o seu “eu interior”, incluindo a sua imaginação, a sua autoestima e os seus pensamentos positivos; significa também ajudá-la a saber ver e sentir o quanto ela é especial e, finalmente, ajudá-la a gerir os seus próprios conflitos.

Meditação não significa que a criança tenha que estar muito quieta, de pernas cruzadas e olhos fechados, mas é sim, tempo e espaço para ser criativa, para praticar a atenção e estar livre das preocupações e da ansiedade transmitidas diariamente.

 

Assim, dando resposta a todas as dimensões do Ser enquanto criança, a abrangência do Yoga permite a transição para uma vida mais harmoniosa, mais agradável e em pleno exercício da cidadania, onde a competição é substituída pela colaboração, o stress pelo humor e o amor do poder pelo poder do amor.

 

Objetivo

 

A introdução da prática de Yoga, como atividade extracurricular na comunidade escolar, tem como objetivo permitir aos alunos conhecerem o ensinamento milenar e universal do Yoga, tanto as suas noções teóricas como práticas, para que estes as interiorizem e delas usufruam como uma ferramenta diária ao longo das suas vidas. A prática constante levará a alterações profundas no interior de cada um, servindo de apoio para melhorar o empenho em qualquer atividade, estabilizando as emoções, aumentando a capacidade de concentração, a sensibilidade e a intuição.

 

O que é Yoga para crianças?

 

O Yoga para crianças é uma adaptação de posturas de Yoga Clássico, às várias etapas físicas, intelectuais e emocionais das crianças, desenvolvidas com o intuito de estimular a integração, a aceitação e o respeito da criança na totalidade do seu ser. Nas aulas de Yoga estimula-se a aprendizagem através da representação da Natureza e dos seus seres, o respeito pela Terra e pelos seus habitantes. Num ambiente ativo, encorajador, seguro e divertido. As crianças são chamadas a jogar, a relaxar e numa combinação de histórias, canções, posturas, jogos, dança, técnicas de respiração, exploração dos sentidos e das emoções e muito mais. Desta forma permite-se o desenvolvimento psicomotor e multissensorial das crianças.

Yoga para crianças, é Amor, é União, é a Vida!

 

Estrutura de uma aula de Yoga e Meditação

 

A prática do yoga incide em 3 pontos fundamentais:

 

1 - Âsanas (posturas)

A base do yoga assenta na sequência de âsanas feitas durante a aula em conjunto com o trabalho da respiração. As âsanas promovem o desenvolvimento da flexibilidade, equilíbrio e força. Para além do desenvolvimento motor e respiratório, o yoga actua ao nível do sistema nervoso, equilibrando toda a personalidade da criança.

 

2 - Pranayama (respiração)

A consciencialização da respiração dá-nos uma ligação muito importante entre corpo e mente, proporcionando um elevado sentimento de harmonia e confiança interiores, para além de uma melhor coordenação física. A prática contínua do yoga permite, entre outras coisas, corrigir maus padrões respiratórios que podem ter efeitos nefastos na saúde em geral.

 

3 - Relaxamento

Todo o trabalho da aula prepara para o relaxamento, através da concentração no corpo. É um elemento fundamental para a prática do yoga e irá servir para iniciar e finalizar a aula.

 

As presentes aulas integrarão a exploração de jogos e histórias como instrumentos condutores da prática, através dos quais se vão descobrindo os efeitos das posturas de yoga, do relaxamento, da concentração/ meditação.

 

Conteúdos

 

– Filosofia da Educação Holística: princípios da educação Neo Humanista;

– Conduta Humana: princípios éticos universais;

– Introdução à meditação: exercícios de concentração e visualizações;

– Posturas de yoga, respiração e relaxamento;

– Jogos e histórias na aula de yoga;

– Músicas, Mantras, Mandalas, Afirmações Positivas;

– Expressões Integradas;

– Técnicas de estimulação sensorial e cognitiva da criança através das cores, jogos, teatro e arte.

 

 

Benefícios da prática de Yoga e Meditação

 

Todas as crianças beneficiam com a prática do Yoga e da Meditação pois auxilia no desenvolvimento equilibrado da personalidade no que diz respeito à sua totalidade, por isso são muitos os benefícios:

 

- Promove o relaxamento e concentração

- Promove a criatividade

- Corrige maus padrões respiratórios

- Equilibra o sistema nervoso

- Fortalece o sistema imunitário

- Ajuda a eliminar as toxinas, através da respiração

- Promove a disciplina

- Desenvolve a força e a flexibilidade

- Promove posturas corretas, coordenação físico-motora e equilíbrio

- Estimula os sentidos e a consciência do próprio corpo

- Ajuda a equilibrar o corpo e a mente

- Encoraja a cooperação e o trabalho em equipa

- Expande a consciência relativamente à natureza, animais e ambiente

- Promove a autoconfiança e autoestima

- Expande a autoconsciência e a consciência dos outros

- Estimula a autodisciplina e o autocontrolo

- Promove a consciência da respiração

- Ajuda a criança a encontrar a sua força e paz interior

- Encoraja a compaixão, a generosidade e o respeito

 

Contributos da Prática do Yoga e Meditação

 

Preservar e fortalecer a verdade, a não violência, a honestidade, a autodisciplina e a simplicidade são fundamentos desta filosofia.

- Criar uma prática integrada e organizada que permita vivenciar as múltiplas inteligências que compõem o ser humano, de forma a perceber com evidência a inteligência existencial/espiritual;

- Através de exercícios respiratórios, músicas, vocalizações de sons, a criança desenvolve o domínio da pronúncia e da linguagem e consequente facilidade de se expressar;

- Através de exercícios de mentalizações sobre figuras geométricas e contagens estimula a inteligência lógico matemática;

- Através das visualizações guiadas, desenvolve a capacidade de memória, de observação e abstração matemática/espacial

- inteligência espacial;

- A utilização de exercícios manuais, movimentos articulares, relaxamento direcionado e exercícios de desenho com respiração, permite o desenvolvimento da coordenação motora fina (habilidade para desenho e caligrafia);

- Desenvolvimento do hábito do pensamento positivo e da higiene mental;

- Desenvolvimento do equilíbrio e da inteligência emocional;

- A utilização de exercícios de foco e movimentos coordenados dos olhos (tratakas) permite o desenvolvimento de uma visão saudável;

- O desenvolvimento de hábitos, como o da postura correta ao sentar-se no chão e na cadeira assim como, a simples correção do ato de sentar, permite o alinhamento do tórax e o pleno funcionamento do aparelho respiratório, estimulando a concentração.

 

Yoga para Adolescentes

 

Fora todos os benefícios e contributos já anteriormente apresentados, o adolescente tem que lidar com as suas transformações internas, cognitivas e glandulares, e, por outro lado, debater-se com uma série de regras externas que estão em permanente mudança. A adolescência é uma fase de impaciência onde a necessidade de auto-controle e o conhecimento do corpo são fundamentais para que seja vivenciada de modo harmonioso.

Com Amor, Inês Anjos - Viv'Alma

Workshop Yoga e Meditação para Crianças (2).png
Questionário Aulas de Yoga
Peço que partilhes comigo abaixo nos comentários, quais os dias e horários que poderiam participar nos workshops/eventos/aulas para crianças/adolescentes.

Obrigado pelo envio!